O impacto total do fracasso em projetos


fracasso-do-projeto

Projetos que não conseguem alcançar a linha de chegada no tempo, dentro do orçamento, ou dentro do escopo carregam um preço adicional inesperado e indesejado. No entanto, o impacto do fracasso do projeto vai muito além de despesas extras com pessoal, equipamentos e outros recursos. Eles também incluem 3 outras grandes consequências que, no quadro maior, podem minar o sucesso, a força e a estabilidade da organização.

Falhar em cumprir os requisitos de negócios

Todos os projetos são conduzidos por um conjunto central de requisitos de negócios que se combinam para formar o essencial “motivo” do projeto.

Eles são as razões para a própria existência do projeto. No entanto, quando os projetos fracassam, estes conjuntos centrais de requisitos de negócios permanecem não-satisfeitos e não-resolvidos (no todo ou em parte), e outro projeto é necessário…  desde que a oportunidade ainda exista. Às vezes, as organizações não têm a opção,  mesmo que tenham orçamento, de tentar novamente.

Falha em inovar

No mercado hiper-competitivo de hoje, as organizações precisam inovar em todas as áreas para que possam garantir que os sucessos de hoje se traduzam nos pontos fortes de amanhã.

No entanto, o fracasso do projeto pode prejudicar drasticamente este objetivo por roubar recursos e foco. E assim, em vez de olhar para a frente e elevar o padrão, as organizações que lutam com o fracasso do projeto encontram-se aplicando uma série interminável de correções de curto prazo que apenas ganham algum tempo antes do próximo problema, crise ou catástrofe. Em um ambiente como esse, a inovação contínua não é apenas difícil; é impossível.

A incapacidade de se desenvolver

O talento pode ser mais valioso e escasso que o capital, e é por isso que as organizações devem desenvolver constantemente os seus funcionários. No entanto, assim como a forma como o fracasso do projeto enfraquece a inovação, também prejudica o desenvolvimento da equipe.

Em vez de alcançar sinergias e melhorar as habilidades, os indivíduos e grupos de trabalho recuam para suas “ilhas desconectadas de atividade”. Embora isso possa satisfazer funcionários com desempenho medíocre, obriga os melhores talentos a fugir para outras organizações, onde o fracasso do projeto não é típico ou tolerado.

Olhando para o futuro

Como descrito acima, o custo total de fracasso do projeto se estende muito além dos custos diretos de perder prazos e refazer o trabalho. Ele também inclui um não cumprimento dos requisitos de negócios, o fracasso na inovação, e um fracasso no desenvolvimento de talentos. E, embora até mesmo uma dessas falhas seja suficiente para desestabilizar uma organização, ter todas elas ao mesmo tempo pode ser devastador.

Felizmente, as organizações não precisam se resignar a estas consequências, porque há maneiras práticas para melhorar drasticamente as taxas de sucesso do projeto e fazer o fracasso do projeto se uma exceção, e não a norma.

Autoria: Equipe da Clarizen

Publicidade