5 ferramentas úteis para gerenciamento de projetos


ferramentas-gerenciamento-de-projetos

Usar um software para auxiliar o gerenciamento de projetos é útil, e você deve usar todos os recursos disponíveis para ajudar a contribuir para o sucesso do projeto. Cursos de treinamento em gestão de projetos frequentemente destacam o quão útil são essas ferramentas, especialmente se você gosta de novas tecnologias e de manter seu cronograma e agenda sincronizados para ter um projeto organizado.

Aqui estão 5 ferramentas úteis de software de gerenciamento de projetos:

OmniFocus

Um gerenciador útil que é exclusivo para o sistema operacional da Apple, oferecendo uma excepcional variedade de ferramentas e facilidades que lhe permitem planejar nos mínimos detalhes. Você pode olhar para áreas específicas de foco ou tarefas, ou olhar para o progresso do projeto global com uma previsão e cronograma que te deixa saber se você está caminhando para atingir o alvo ou não.

Azendoo

Uma ótima ferramenta para uso pessoal ou para uso em gerenciamento de projetos, o Azendoo foi projetado para ajudá-lo a manter o controle de seu projeto e progresso pessoal. Você pode conectá-lo a outras ferramentas úteis como o Dropbox e Google Drive, para que seus arquivos sejam facilmente carregados. Gerenciar, atribuir e monitorar tarefas é muito fácil e, embora a ferramenta seja online, existem aplicativos para iOS e Android para que você possa acessá-la em qualquer lugar.

Trello

Se você já usou o Kanban para uso pessoal ou no ambiente de produção ou de gerenciamento de projetos, você provavelmente vai gostar muito do Trello. É provavelmente a mais agradável das cinco ferramentas para usar, e a capacidade de arrastar e soltar notas significa que é uma ferramenta de fácil transição para os usuários que usam o Kanban.

É eficiente e fácil de usar e você vai ser capaz de colocar todos os componentes do projeto em diferentes áreas organizadas de forma flexível. Você pode então editar essas áreas adicionando livremente novos dados, notas e informações. Você também pode atribuir tarefas aos diferentes membros da equipe e também alterar estas atribuições se necessário.

OneNote

O OneNote é uma ferramenta da Microsoft que pode ser usada para gerenciamento de projetos, e é voltada para os gerentes dispostos a investir tempo em suas capacidades. Ele é projetado para ser uma ferramenta de notas rápidas, mas tem a capacidade de ser muito mais se você gastar um pouco de tempo construindo seu planejamento no software. Você pode conectar o OneNote no SkyDrive (sistema de armazenamento de arquivos online da Microsoft), o que significa que seus arquivos estarão facilmente disponíveis através do aplicativo, transformando instantaneamente o sistema simples em uma poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos.

Asana

Provavelmente o mais rápido dos cinco aplicativos, o Asana oferece um serviço incrível que está sempre se atualizando e melhorando. Como uma ferramenta de uso pessoal ou de negócios, é capaz permitir a colaboração entre usuários e empresas com facilidade, mantendo o controle de muitos projetos usando a simples barra lateral no lado esquerdo da tela. A organização pode ser atingida facilmente, permitindo-lhe escrever listas simples detalhando as tarefas e focos de seu projeto, incluindo datas e outros detalhes. Você também pode transformá-los em uma lista de componentes e fases que dependem de uma tarefa ser concluída antes da próxima poder começar. Cada tarefa ou recurso pode ser facilmente editado incluindo a adição de arquivos, comentários, opiniões, rótulos, etc. A principal razão pela qual o Asana é a ferramenta de gerenciamento de projetos mais rápida, é porque ele tem um monte de atalhos de teclado, assim você não precisa ficar frustrado em quaisquer limitações de tempo que limitam seu uso e será capaz de gerenciar melhor o seu tempo.

Autora: Michelle Symonds, Gerente de Projetos com qualificação PRINCE2

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

Publicidade