Ferramentas de mapeamento de projetos Ferramentas, Tecnologia

ferramentas-de-mapeamento-de-projetos1

Como gerente de projeto, desordem e caos são sua ideia de um bom bem aplicado? Você ainda lida com flipcharts sobrecarregados com várias páginas de rabiscos? Ou você confia em longas apresentações usando PowerPoint para tirar o projeto do chão? Além disso, reuniões tradicionais “analógicas” sempre precisam de transcrição e distribuição para aqueles cujas agendas já estão rodando a mil por hora.

Os gerentes de projetos usam vários métodos para lançar seus projetos. No entanto, seus projetos estão sempre no caminho certo?

O planejamento bem sucedido no início do projeto é vital para o seu sucesso. Introduzir o uso de um mapa de projeto pode ajudá-lo a realizar seus objetivos. O mapa do projeto utiliza normas e práticas aceitas da metodologia de gerenciamento de projetos. Ele fornece a capacidade de delinear as três fases do ciclo de vida do seu projeto:

1. Construção de um plano de projeto

2. Monitoramento e gerenciamento de seu projeto

3. Fechamento do seu projeto

Mapas do projeto também podem ajudá-lo a definir o escopo do projeto, estrutura e objetivos gerais, além de estimular um melhor debate de ideias e colaboração para as equipes de projeto.

Existem inúmeros pacotes de software de mapeamento de projetos no mercado para considerar. Este tipo de software fornece ferramentas graficamente orientadas utilizando linhas, cores, imagens, palavras e lógica para estimular habilidades do cérebro. Ao fazer isso, você pode atingir melhor desenvolvimento de ideias, brainstorming e organização da informação.

Se você não estiver familiarizado com o mapeamento de projetos, ele parte de uma premissa simples: o mapa começa com um tema central que forma a parte principal do mapa. Ideias relacionadas começam a ramificar-se como temas principais, simulando os primeiros ramos de uma árvore. Na medida em que sua equipe forma mais ideias, estes se tornam os ramos menores da árvore. Você conecta os ramos com nós, e o mapa pode ser editado com cores, datas, links e imagens. Quando o mapa está concluído, você tem uma visão geral de seus detalhes do projeto, que inclui as datas de início e fim, atribuições de tarefas, recursos, riscos e a porcentagem da conclusão.

Se você quiser trazer o mapeamento de projeto para o primeiro plano de seu estilo de gerenciamento de projetos, aqui estão algumas ferramentas de mapeamento que valem a pena considerar:

1. Mindjet MindManager

Este software tem crescido muito ao longo dos anos. Ele serve como uma ferramenta de mapeamento de projetos ideal, tanto para grandes empresas quanto para uso escolar. É integrado com os produtos da Microsoft, sendo capaz de importar e exportar a partir do Word e PowerPoint, bem como de seu e-mail e contatos do Outlook. Ele é capaz de sincronizar tarefas, criar ligações com as tarefas do projeto e atualizar tabelas e planilhas Excel. Você também pode integrar o SharePoint nos mapas mentais do MindManager. Além disso, ele tem uma série de complementos adicionais para obter mais funcionalidades, incluindo PRINCE2 e painéis de controle de qualidade.

2. MindMapper

Este software popular, tem adicionado diversas novas funcionalidades, e já está disponível em três novas versões: incorporado em uma unidade USB, versão para Android e MindMapper Jr. O MindMapper proporciona maior mobilidade integrada e uma interface de usuário intuitiva, design e detalhes avançados, e fácil comunicação. Para a versão de drive USB, tudo o que você precisa fazer é conectá-lo na porta USB de qualquer computador, e você pode começar o mapeamento de imediato, sem necessidade de adquirir licenças adicionais.

3. Mind Genius

Este programa inclui uma série de funcionalidades avançadas, como gerenciamento de tarefas e análise de causa raiz. Para o uso em gerenciamento de projetos, pode ajudar no levantamento de requisitos e fases de identificação de riscos, criando uma referência visual fácil com fluxo lógico. O software também pode ser utilizado para gerar automaticamente  gráficos de Gantt, o que elimina a necessidade de uma entrada de dados duplicados em vários sistemas. Você também pode usá-lo para criar resumos de status do projeto, e informar sobre metas e tarefas críticas.

Já experimentou alguma destas ferramentas de mapeamento? Você tem uma favorita?

Autor: Lee Appleyard

Artigo publicado originalmente no site ProjectManagers.net 

Publicidade

Ferramentas de mapeamento de projetos
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Deixe um Comentário