Desafios de estimativas em projetos


estimativas-em-projetos

Essas coisas acontecem… pedidos de mudança do projeto, pequenos esforços de desenvolvimento e pequenas mudanças que você quer fazer a um requerimento ou deslocar uma fase porque faz sentido para o projeto e para a solução. Mas o que acontece quando você está em dificuldades e não pode chamar ninguém para lhe dar uma estimativa? Eu sempre prefiro fazer a estimativa do trabalho sozinho primeiro – apenas para ter certeza de que tenho uma noção dos números e que ninguém da equipe me passará uma informação pouco confiável. Da mesma forma, eu normalmente não vou levar um grande pedido de alteração para o cliente sem um bom feedback de um membro da equipe de projeto ou outro especialista no assunto.

O que acontece quando ninguém quer dar ao gerente de projeto uma estimativa? Isso já aconteceu com você? Se já, então você sabe a frustração. Talvez todo mundo esteja ocupado, talvez ninguém queira se comprometer com algo por escrito, ou talvez não haja informação suficiente disponível para dar a quem faz a estimativa a confiança que ele precisa para ser capaz de fornecer uma informação de qualidade. As pessoas geralmente querem oferecer um trabalho de qualidade e vão evitar fornecer menos do que isso.

Outro problema pode ser que os gerentes de projeto muitas vezes não têm autoridade formal sobre as pessoas em suas equipes. Este é especialmente o caso em um ambiente matricial, onde as pessoas se reportam a um gerente funcional e podem dar suporte a vários projetos simultaneamente. Às vezes, os gerentes de projeto não recebem a cooperação que eles precisam de seus membros da equipe. Às vezes, os membros da equipe do projeto simplesmente não se dão muito bem com o gerente do projeto – embora esta seja provavelmente uma situação extrema para o não fornecimento de uma estimativa.

O que o gerente de projeto pode fazer? Bem, ele provavelmente tem várias opções…

Subir na cadeia de comando

Ele pode documentar a recusa em colaborar em um memorando e entregá-la ao gerente funcional. Isso tira proveito da autoridade formal para obter a estimativa.

Reunir-se com a equipe

Ele pode realizar uma reunião de equipe, onde todos possam discutir e compartilhar as suas estimativas na presença de outros membros da equipe. Isso aproveita a pressão dos colegas para obter a estimativa.

Procurar ajuda externa

Ele pode solicitar a opinião de outras pessoas. Em seguida, ele apresenta a estimativa para o membro da equipe não cooperativo e solicita formalmente o seu feedback. Isso tira proveito do orgulho profissional.

Se virar sozinho

Ele pode fazer a estimativa por conta própria e informar a pessoa em um memorando que a menos que haja aceitação até certa data, a precisão da estimativa será assumida. Isso tira proveito da pressão do tempo.

Resumo

Às vezes você tem que se virar sozinho… embora este tenha que ser seu último recurso, a menos que o assunto esteja especificamente dentro de seus conhecimentos (e que raramente é o caso para o gerente de projeto). Além disso, temos peso suficiente sobre os nossos ombros… precisamos dos outros para dividir as responsabilidades também. Minha melhor solução é subir na cadeia de comando até que alguém ouça e responda. E quanto a você? O que você faz quando você precisa de uma estimativa para ontem e não consegue obter uma? Por favor, compartilhe seus pensamentos… e experiências (boas e más).

Autor: Brad Egeland

Artigo publicado originalmente no site da Viewpath

Publicidade