O que é um escritório de gerenciamento de projetos (PMO)


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PMO significa Escritório de Gerenciamento de Projetos. Embora muita gente fale PMO pra lá e pra cá, não é necessariamente um conceito que todo mundo entenda.

Então, o que é um PMO?

A definição típica de um PMO é um grupo de pessoas – ou um departamento – em uma organização que é responsável por definir e manter padrões de gerenciamento de projetos.

Observe que, em uma organização menor, mesmo uma pessoa pode ser considerada como o PMO.

Suas responsabilidades podem ser:

  • Gerenciamento de Portfolio: seja participando ativamente na gestão de Portfolio ou sendo totalmente responsável por ela;
  • Gerenciamento de recursos: podem ter a responsabilidade de gerenciar quem trabalha em determinado projeto;
  • Gerenciamento de projeto efetivo: vão gerenciar todos os projetos ou os mais importantes;
  • Documentação/modelos: Inclui decidir também quais ferramentas de gerenciamento de projetos são utilizadas;
  • Treinamento dos gerentes de projeto: Certificar-se de que a eficiência dos gerentes de projeto satisfaz as necessidades do projeto.

Também é bom notar que a variação chamada PgMO existe, significa Escritório de Gerenciamento de Programa. A ideia é a mesma, mas ao invés disso se aplica a programas, que são grupos de projetos que compartilham semelhanças que os tornam mais eficientes de gerenciar como um grupo, ao invés de individualmente;

  • Um PMO pode ter autoridade dentro de toda a organização, ou de apenas um departamento. Portanto, é possível que haja mais do que um PMO dentro de uma organização.
  • Também é possível ter um PMO que gerencia os PMOs departamentais.

Enfim, o que há de importante em um PMO para os gerentes de projeto?

  • Ótima maneira de compartilhar opinião e acessar o conhecimento dos outros;
  • Funciona em um ambiente onde a maturidade de gerenciamento de projeto é maior;
  • Dá suporte ao gerente, se necessário;
  • Oportunidades de carreira podem aumentar dentro do PMO;

Conclusão

Ter um PMO é um bom sinal de que uma organização chegou a certa maturidade com gerenciamento de projetos, por isso, pode ser algo que os gerentes de projeto buscam ao procurar um emprego. Desde que esteja muito bem definido e organizado, o PMO aumenta muito as taxas de sucesso total do projeto. Por outro lado, um PMO mal definido pode causar sobrecarga inútil para os projetos e ter impactos muito negativos.

Autor: Christian Bisson

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

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  • Vinicius Fagundes

    Muito interessante a postagem.
    Abordagem simples e clara.

  • Bruno

    ótima matéria sobre PMO. Principalmente em relação a definição do papel do PMO logo no início do projeto. Um PMO mal definido (apenas mais um chefe a obedecer) pode ser crítico para a saúde do projeto

  • Júlio César Rodrigues

    Preciso de Ajuda!A função básica do processo de encerramento é:
    a) Formalizar as lições aprendidas e distribuir essas informações para os participantes do projeto.
    b) Fazer auditorias para comparar os resultados do projeto com os requisitos do projeto.
    c) Formalizar a conclusão do projeto e disseminar essa informação para os participantes do projeto.
    d) Fazer auditorias pós-implementação para documentar os êxitos e fracassos do projeto.
    Eu escolhi a letra C

    • http://twitter.com/luizhpj Luiz de Paiva

      Oi Júlio Cesar,

      Postei sua pergunta em nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/stakeholdernews/posts/757377457715745), e recebi 2 respostas… ambas “C”.

      Eu também escolheria a letra C, que é mais geral e poderia abranger as outras. As outras opções são específicas, e podem fazer parte do processo de encerramento, mas não como “função básica”.