Considere estes 5 passos ao começar um projeto


escopo-planejamento-do-projeto

Toda vez que lhe dão um novo projeto, você começa primeiro com os processos de iniciação e planejamento. Há coisas adicionais a considerar para garantir que você inicie o projeto com o pé direito.

1. Assuma a responsabilidade

Assuma a responsabilidade pela entrega do projeto e garanta que outros stakeholders aceitem as suas responsabilidades também. Certifique-se que o patrocinador irá fornecer um forte apoio, e que você tem financiamento adequado e recursos para concluir o projeto a tempo. Certifique-se de que você tenha um instinto de que o projeto é viável. Se você tiver dúvidas sobre a viabilidade do projeto, aumente a sua preocupação. Assumir a responsabilidade não significa ser um cumpridor de ordens. Isso significa que você também assume a responsabilidade de dizer não quando necessário.

2. Entenda o histórico e o contexto

Você realmente precisa entender o máximo possível sobre o negócio do seu cliente para saber por que o escopo e as prioridades foram definidas de determinada forma.  Pergunte a seu cliente sobre o que está orientando os prazos de entrega, sobre a possibilidade de reduzir o escopo ainda mais e sobre as premissas pelas quais os entregáveis foram priorizados. Isto lhe dá boas informações para iniciar o processo de planejamento.

3. Identifique os stakeholders

Este é um dos aspectos mais importantes ao começar um projeto. Você precisa saber quem são os jogadores e seus papéis e responsabilidades. Você irá precisar dessa informação para saber com quem falar para o planejamento do projeto.

4. Esclareça o escopo

Você precisa descobrir o escopo do projeto para garantir que todos os produtos que serão liberados estejam adequadamente definidos. Você não quer chegar à metade do projeto apenas para descobrir que seu cliente realmente queria resultados diferentes ou adicionais que não foram planejados.

Sente-se com seu cliente e esclareça todas as entregas desde o primeiro dia. O conjunto completo de resultados forma o “escopo” do projeto e é fundamental que você documente estes antes de começar.

5. Compreenda se há prazo e orçamento fixos

Muitos projetos têm seu prazo e orçamento definidos com base no escopo do trabalho e dos recursos disponíveis. Por outro lado, alguns projetos são designados para o gerente de projeto com prazo e orçamento fixos. Estes projetos podem ser mais difíceis de entregar. Quando um projeto é iniciado, é importante saber se você pode propor o orçamento e o prazo com base no trabalho a ser realizado, ou se estes serão restrições que lhe foram dadas antes do tempo.

Autores: Equipe da TenStep

Publicidade