Cinco dicas para ser aprovado na sua entrevista de emprego de Gerente de Projetos


entrevista-emprego-gerente-de-projetos

Quando você entra em uma entrevista de emprego, é importante trazer sua paixão e energia, e não vir com o peso do mundo sobre seus ombros. Todos nós temos muita coisa acontecendo em nossas vidas, coisas relacionadas com a turbulência econômica ou com outros projetos com os quais estamos envolvidos, mas é importante durante uma entrevista, responder com energia e entusiasmo sobre seus trabalhos ou realizações passadas, e não responder num mesmo tom monótono, ou pior ainda, colocar o seu entrevistador para dormir.

Em segundo lugar, traga amostras do seu trabalho. Especificidade traz credibilidade, e um portfólio mostra a sua relevância para esse trabalho. Inclua sua experiência passada, talvez ferramentas ou técnicas que você conhece ou já tenha aprendido, planos que tenha concluído no passado, modelos, ou mesmo uma demonstração online. Costumo usar meu iPad para mostrar ao entrevistador as coisas que eu fiz. Se você é responsável por formação e desenvolveu materiais de treinamento, pode ser importante para o entrevistador ver a qualidade do seu trabalho. Se você já tiver sido publicado, pode querer trazer artigos que escreveu para uma publicação setorial, como a PM Network, que é publicada pelo PMI. Um caderno de projetos apresenta amostras de modelos e de como você mantém a informação organizada. Compartilhe algumas coisas sobre as quais você tenha discursado. Eu adoro quando os meus amigos artistas trazem seus portfolios e mostram esboços, desenhos ou seus projetos gráficos. Eu não só aprecio suas habilidades, como também aproveito as boas ideias. Além do seu portfólio, deixe uma pasta atraente com cópias do que você os mostrou. A pasta deve ser algo colorido que corresponda à sua própria marca pessoal para que eles possam voltar e observar mais detalhes quando você for embora. É importante mostrar o que você pode oferecer nesta vaga.

Terceiro, mostre mobilidade e socialização. Isso é muito importante atualmente. A maioria das equipes é móvel, ou pelo menos precisa ser capaz de se comunicar eficazmente com os membros remotos ou móveis. Se você tem que estar fora durante  projetos, mostre que tem algum tipo de dispositivo móvel, quer seja um iPhone, Blackberry, iPad ou qualquer outra tecnologia.

Em seguida vem a vestimenta. Há algo a ser dito para se vestir para o sucesso. É importante que homens e mulheres conheçam o ambiente em que estão entrando. Pergunte ao seu entrevistador ou recrutador como é o ambiente para que você saiba como se vestir adequadamente. Se você é mais voltado para o cliente, pode ser mais importante para você se vestir de uma determinada forma do que se estiver trabalhando, por exemplo, com recursos técnicos. E, claro, se você estiver se reunindo com a equipe executiva é importante estar vestido adequadamente.

Finalmente, participe. Faça perguntas ao seu entrevistador e mostre interesse. Uma das suposições comuns de um entrevistador é de que você tenha se preparado antes da entrevista, e saberá sobre a empresa, o trabalho, as tarefas, e talvez até mesmo sobre alguns dos potenciais membros da equipe. Use o Google para aprender o máximo que puder, e venha para a entrevista com perguntas. Lembre-se, você está os entrevistando tanto quanto eles o estão entrevistando. Ao fazer boas perguntas, você pode descobrir que esse não é um ambiente no qual você deseja trabalhar. Seja autêntico. Realmente conheça seus pontos fortes e saiba pelo que você tem paixão. Por exemplo, há coisas que eu realmente não aprecio mais, mesmo que eu tivesse apreciado no passado. Eu gosto e tenho mais paixão por outras coisas hoje. É importante que você saiba exatamente quais são as expectativas para você nesse papel, e se seus pontos fortes o qualificam para o trabalho. Pergunte: “Será que é nisso que eu sou forte? Isto é algo para o que estou bem qualificado para fazer? Isto é algo que eu ainda quero fazer?” Seja justo consigo mesmo e com o entrevistador ou com a empresa, é importante não se envolver ou aceitar um papel para o qual talvez você não esteja animado.

Eu quero jogar três dicas de bônus. Estas são coisas que aconteceram durante entrevistas que eu participei, e eu só quero trazê-las à tona.

  • Número um, desligue seus dispositivos eletrônicos. Eu já tive um entrevistado atendendo a uma ligação durante uma entrevista, e isso não causa uma impressão muito boa. Faz parecer que você tem alguém mais importante para falar do que com o seu entrevistador.
  • Número dois esteja sempre atento ao tempo. Se a entrevista é de vinte ou trinta minutos atue como um gerente de projeto e gerencie esse tempo. Deixe o entrevistador saber se o tempo for excedido. Observe e esteja consciente do seu tempo, e também do dele.

Número três, saia sabendo o quais são os próximos passos e faça acompanhamento sobre eles. Quando eles retornarão a você? Eles estão precisando preencher essa posição logo, imediatamente, ou no futuro?

Artigo publicado originalmente no site The Project Management Hut

Publicidade