Minhas 10 regras de ouro para entregar projetos de forma eficaz


entrega-eficaz-de-projetos

Eu estava dando um curso de gerenciamento de projetos, quando alguém me perguntou: “Ron, quais são suas regras de ouro para entregar projetos de forma eficaz?”

Que pergunta incrível. Eu peguei uma caneta e escrevi o seguinte em um cavalete. Aqui estão as minhas regras de ouro que devem ajudá-lo a entregar um projeto de forma mais eficaz.

  1. Se é um projeto “grande” então é um risco e se é um projeto de mudança, então, novamente, é um risco
  2. A avaliação dos riscos do projeto precisa ser detalhada, profunda, realista e deve ser gerenciada.
  3. Dificilmente você sairia de férias sem saber onde você está indo. Por que começar um projeto sem objetivos claramente acordados?
  4. Existe uma justificativa de negócio sólida que realmente testa a viabilidade de seu projeto? Se não houver uma justificativa de negócio, você tem um projeto?
  5. Prazos precisam ser trabalhados e não adivinhados (gerentes seniores tomem nota).
  6. As pessoas são as que entregam projetos, portanto nós precisamos trabalhar com elas, tanto quanto possível. Isso inclui o investimento em comunicação do projeto.
  7. Se uma pessoa não desempenhar o seu papel de forma eficaz, ela pode afetar todo o projeto – isso inclui fornecedores, membros do conselho do projeto, o patrocinador do projeto, o gerente de projeto e os membros da equipe do projeto. Em outras palavras; é necessária uma liderança para garantir que os papéis sejam cumpridos
  8. O plano do projeto tem de ser realista, gerenciável e ajudar na entrega do projeto. Deve ser facilmente compreendido pelos seus stakeholders
  9. Processos precisam ser estabelecidos para controlar como você está indo. Use o processo de monitoramento para ajustar o plano à entrega (ou matar o projeto).
  10. O que você aprendeu, o que a empresa aprendeu e como isso é compartilhado para economizar tempo, dinheiro e angústia da próxima vez que alguém faz algo semelhante?

Os itens acima são os que eu sugeri. Claro, poderia escrever muito mais sobre cada um. No entanto, as estatísticas para a entrega de projetos de maneira eficaz são pobres e a necessidade de mais rigor em gerenciamento de projetos dentro de empresas é cada vez maior, de modo que as regras de ouro acima (construídas sobre a experiência de consultoria e treinamento de muitos anos), se aplicadas, ajudarão a guiar a entrega do projeto ou pelo menos aumentar sua probabilidade de sucesso.

Autor: Ron Rosenhead

Artigo publicado originalmente no site do autor

Publicidade


  • Celio Silva

    Regras de outro –> Regras de ouro

    • http://twitter.com/luizhpj Luiz de Paiva

      Celio, obrigado por apontar o erro. Já corrigimos o título. Abs!