Empresas que utilizam técnicas de Gerenciamento de Projetos são mais rentáveis


empresas-projetos-rentaveis1

No mercado global de hoje, as empresas estão procurando melhorar seus sistemas e processos para se tornarem mais competitivas e rentáveis. Uma maneira de tentar fazer isso é através do estabelecimento de gerenciamento de projetos como uma competência central em toda a organização. Mas por que estão tão motivados em implementar uma abordagem de gestão empresarial de projetos? Aqui estão algumas razões:

  • Perda de participação de mercado, devido à crescente concorrência global;
  • Má relação custo x lucro, resultando em queda ou estagnação dos valores na bolsa;
  • Concorrência com agilidade na colocação de produtos e serviços no mercado;
  • Mudanças nas condições econômicas que forçam a redução da força de trabalho;
  • O uso efetivo de menos recursos causado pela redução da força de trabalho;
  • Implementação novas tecnologias para se tornarem mais eficientes;
  • Administração de mudanças na gestão trazidas pela dinâmica de crescimento;
  • Novos executivos que observaram que esta abordagem já agregou valor em outros lugares.

A lista de organizações que tentam integrar disciplinas de gerenciamento de projetos e melhores práticas na gestão de seus negócios está expandindo diariamente. No entanto, aquelas que conseguiram efetivamente fazê-lo é significativamente menor.

A solução para muitas dessas empresas é o posicionamento. Pelo posicionamento, o grupo responsável pela implementação do gerenciamento de projetos deve estar nos níveis superiores da empresa. É fundamental que todos os níveis de trabalhadores e gestores vejam que o nível executivo os apoia sem hesitar. Sem o apoio de cima, a iniciativa não vai sair do chão.

Executivos ou pessoas responsáveis pela implementação de processos de gerenciamento de projetos nas organizações devem fazer três atividades:

  • Escolha o mix de projetos adequado – que irá alavancar melhores recursos da empresa para agregar valor que seja mensurável para as partes interessadas.
  • Garanta o escopo correto – alinhe projetos e conteúdos multifuncionais. Muitos dos projetos atuais têm escopo técnico relevante para uma única área funcional, mas carecem de mudanças que beneficiem toda a organização, através de políticas de medição e de conteúdo, necessárias para ter um impacto significativo sobre os objetivos da organização.
  • Execute rapidamente, na sequência correta – os executivos devem compreender e convencer a organização a aderir aos processos de organização do projeto. Os gerentes de projeto podem efetivamente monitorar a execução do projeto para garantir que situações fora de controle sejam rapidamente reconhecidas e colocadas em prática.

Autora: Giana Rosetti é engenheira eletricista e possui um certificado profissional PMP, com um histórico de sucesso dirigindo projetos e programas com conhecimento combinado da investigação em engenharia e análise com marketing estratégico para dirigir empresas em todo mercado nacional e internacional. Você pode ler mais de Giana em seu blog.

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

Publicidade