Como gerente de projetos podem sobreviver o trabalho com empreendedores


empreendedores-projeto-equipe

Os gerentes de projeto, pela sua própria natureza, são pessoas que trabalham em equipe. Eles estão acostumados a trabalhar em colaboração para atingir objetivos. No entanto, na atividade de gerenciamento de projetos isso pode ser um empecilho para empreendedores que abordam a vida de uma forma diferente.

Como Kathy Caprino observou no blog ActionMint.com (que foca na gestão de projetos e colaboração), “… existe um ingrediente essencial que os empreendedores precisam para evitar o fracasso, e é um compromisso feroz para esticar a si mesmo, e a sua empresa, para as maiores alturas que puder  alcançar a serviço de seu cliente, e do mundo “.

Bem, quando você é um empreendedor, normalmente o seu cliente vai ser você mesmo. Você se esforça para ganhar dinheiro concentrando toda sua energia, que é o “compromisso de esticar-se”. Esse alongamento pode ser difícil para gerentes de projetos que sabem que precisam equilibrar as prioridades (e o cliente não tem sempre a razão).

Caprino falou com Elton Rivas, que ela descreve como um “empreendedor serial, triatleta, palestrante e apoiador apaixonado de empreendedores… Elton é o cofundador da KYN, um novo tipo de aceleradora de empresas iniciantes. Bem versado nos desafios de lançamento de uma companhia, Elton é o fundador / cofundador / consultor de empresas que vão desde a construção civil até startups de tecnologia”. A entrevista foi focada no que os empreendedores precisam para ter sucesso, mas também falou um pouco sobre a mentalidade empresarial.

Empreendedores gostam de adiar: “… os empreendedores tendem a ser perfeccionistas na sua abordagem com o mundo. Eles querem resolver os problemas, mas suas personalidades criam um obstáculo. Empreendedores tendem a não começar um trabalho real, valioso até que tenham analisado todos os aspectos de quaisquer desafios que eles possam enfrentar”.

Eles precisam abraçar os dados: “Desde que os empresários não desenvolvam quaisquer ressentimentos em relação aos dados e aprendam a amá-los pelo que são, eles vão ficar bem. Lembre-se, os dados são um conjunto de ferramentas de tomada de decisão fundamental a ser usado para atingir objetivos mais rápido.”

Incentivar o ciclo de feedback: “o trabalho número 1 de um empreendedor é criar algo de valor. Isso não pode ser realizado sem praticar o processo de ouvir, aprender, agir e repetir em cada detalhe do negócio.”

Estar sempre construindo: Este conselho é no sentido de não estagnar ou pausar. “O ímpeto importa. Construir algo para a empresa, para os funcionários, para os clientes todos os dias vai ajudar a manter o ímpeto e garantir que a equipe esteja puxando a corda em direção a objetivos comuns. “

Paciência é uma virtude, mas a urgência também é: “É absolutamente crítico saber quando ser paciente (com a equipe, com o mercado, com você mesmo) e quando criar um sentido abrangente de urgência.” Todos nós já lidamos com pessoas em pânico constante e sabemos o quão cansativo que pode ser. Incentive o empreendedor a ser paciente – e demonstre o porquê.

Escrevendo para o Entrepreneur.com, Amanda Augustine dá conselhos sobre como sobreviver trabalhando em uma empresa iniciante. É um conselho que deve receber a atenção de gerentes de projeto, porque ajudará estes profissionais a lidar com a realidade de empresas iniciantes. Aqui estão alguns dos pontos relevantes:

  • As horas vão ser longas – especialmente se você não for capaz de incorporar alguns dos conselhos acima;
  • Mantenha sua família informada. Deixe-os saber que este projeto específico pode ser mais desafiador do que aqueles que se comprometeram no passado;
  • Agarre o touro pelos chifres – seja proativo no projeto e não reativo. Pode ajudar a evitar as longas horas;
  • Feche as lacunas. Como Augustine diz: “Se você não tiver certeza se uma determinada tarefa está sendo cuidada, fale! Não assuma que alguém está trabalhando nela.”

Autor: Keith Griffin, jornalista e escritor focado em empresas e empreendedorismo.

Artigo publicado originalmente no site ProjectManagers.net

Publicidade