Melhore a eficácia de sua equipe de projeto


eficacia-equipe-projeto

Não importa o quão bom você pode ser na sua função, você é tão eficaz quanto a sua equipe. Um gerente de projeto não pode fazer tudo sozinho – você precisa ter a ajuda de uma equipe para garantir que as metas sejam cumpridas, as tarefas sejam concluídas e você siga em frente com o projeto. No entanto, incentivar a eficácia da equipe pode ser uma missão difícil. As dicas a seguir irão ajudá-lo a alcançar este objetivo.

Treinamento

Um dos aspectos mais negligenciados de eficácia é saber o que precisa ser feito. Para muitos membros da equipe, este conhecimento é obtido pela experiência no mundo real. No entanto, essa é a maneira errada de fazer isso. Você vai descobrir que isso retarda sua equipe, reduz o sucesso do seu projeto e aumenta os erros e problemas. A fim de assegurar que a sua equipe seja tão eficaz quanto possível, invista em treinamento para garantir que eles conheçam seu papel, saibam se comunicar e muito mais.

Corte o excesso

Espera-se que você coloque uma boa dose de atenção na formação de sua equipe. Os membros da equipe que você escolher terão um efeito direto sobre o seu sucesso ou fracasso. No entanto, pode chegar um momento em que você percebe que alguns dos membros de sua equipe são menos do que o ideal para o projeto. Quando isso ocorre, você deve removê-los da equipe. Cortar o excesso vai te ajudar a gerenciar uma equipe mais enxuta e produtiva e pode ajudar com problemas como excesso de custos e de tempo (em grande parte devido a membros da equipe que não querem ou são incapazes de executar as tarefas em tempo hábil).

Certifique-se de que eles saibam o que você espera

A fim de assegurar que a sua equipe seja tão eficiente quanto possível, é vital que eles saibam o que você espera deles. Isso se aplica a todas as áreas do projeto e a cada tarefa individual ou marco dentro do projeto como um todo. Certifique-se de que você e sua equipe estejam sempre na mesma página, e você vai descobrir que não só a eficiência será melhor, mas que os membros da equipe estarão mais felizes também. Além de transmitir claramente o que você espera deles, garanta que você mantenha cada membro da equipe responsável por suas próprias tarefas.

Conheça-os

Embora você possa pensar que não, conhecer os membros da equipe pode ajudar a melhorar a eficácia consideravelmente. Saiba o que é importante para cada membro da equipe, o que os motiva e como eles funcionam. Isso irá ajudá-lo a estruturar o ambiente da equipe para atender às necessidades dos seus membros, em vez de forçá-los a estar em conformidade com um ambiente artificial.

Respeite os membros da sua equipe

Cada membro da equipe espera e merece ser tratado com respeito. Tratar seus membros com respeito mostra que você valoriza suas contribuições para o projeto e que eles são parte valiosa de um todo maior. Mostre respeito em todas as suas interações.

Com essas dicas simples, você pode começar a melhorar a eficácia dentro de sua equipe, não importa que tipo de projeto você tenha. Não há nenhuma razão para a ineficiência quando você sabe o que está fazendo.

Artigo produzido pela equipe do site ProjectManagers.net

Publicidade