9 fatores que apoiam uma cultura de projetos


cultura-de-projetos

Quão comprometida é a sua organização, em relação a gerenciamento de projetos? Donna Fitzerald, uma das analistas da Gartner que palestraram no “PPM e IT Governance Summit” em junho deste ano, comentou a respeito de uma “cultura de projetos” – um ambiente no qual os projetos são bem sucedidos.

Achei esta discussão interessante, já que muitas companhias dizem que estão comprometidas com o sucesso de projetos, sem (em minha opinião) criar as estruturas que precisam para realmente atingir este sucesso.

Vamos dar uma rápida olhada nos 9 fatores que compõem uma cultura de projeto, de acordo com a pesquisa da Gartner.

1. Orientação para resultados

Isso não é uma surpresa, é? Se você quer projetos bem-sucedidos, é preciso que todos estejam focados nos resultados.  Ir empurrando as coisas com a barriga e fazer o mesmo que sempre foi feito, simplesmente não é suficiente…  tudo o que você precisa fazer, é seguir sempre em frente, pensando nos objetivos do negócio.

Orientação para resultados significa também monitorar projetos com o intuito de garantir que todos os objetivos sejam cumpridos e todos os benefícios entregues.

2. Relações interpessoais

Boas culturas de projetos possuem boas relações entre os membros de toda a equipe. Desde patrocinadores e outros executivos, até os assistentes de projetos que documentam as atas das reuniões. Projetos dependem de equipes para fazer as coisas e, predominantemente, o papel do gerente de projetos é gerenciar pessoas.

Se ter relacionamentos que funcionam bem, você verá que será difícil entregar projetos bem sucedidos, mas eu imagino que você já tenha notado isso em seus projetos.

3. Compromisso dos stakeholders

Os stakeholders estão realmente comprometidos em construir uma organização que entrega projetos? Eles investiram na criação de um ambiente onde os projetos são bem sucedidos? Se eles não ligam muito, é claro que os resultados não serão tão bons, como em um negócio onde todos, desde os stakeholders seniores até os cargos mais baixos, acreditam que a entrega do projeto realmente faz diferença.

4. Tolerância a conflitos

Conflitos em projetos podem ser difíceis de gerenciar. Minha própria pesquisa sobre causas de conflitos em projetos mostra que esses problemas são causados por diferentes motivos. No entanto, isso não significa que você possa fugir deles. Como gerente de projetos, em uma organização focada no sucesso da entrega dos projetos, você deve ser capaz de tolerar situações desconfortáveis e lidar com qualquer conflito.

Claro, alguns conflitos são bons, portanto, evitá-los completamente pode impedi-lo de encarar situações onde você e sua equipe chegariam a algumas soluções bem criativas.

5. Ênfase na equipe

Projetos funcionam com trabalho de equipe – você não pode realizá-los sozinho (na verdade até pode, mas isso é raro na maioria das companhias). Portanto, uma organização de sucesso deve ter foco no trabalho em equipe. Isso significa não trabalhar em silos e quebrar barreiras entre os departamentos, para o bem do projeto.

6. Disciplina

Disciplina, estrutura, administração, chame como quiser. A questão é que a cultura de projeto e movida por uma cultura focada em processos e estrutura com supervisão e disciplina.

7. Orientação de risco

Projetos sempre envolvem algum risco. Portanto, saber como lidar com eles é essencial. Uma boa cultura de projeto irá encarar os desafios de gestão e dará suporte à equipe na hora de calcular os riscos. Lembre-se, os riscos também podem ser positivos, portanto pode-se obter benéficios ao explorar o risco de projetos.

8. Interdependência

Culturas de projetos não são distintas da cultura organizacional global. Uma empresa forte na entrega dos projetos tem, provavelmente, uma grande quantidade de equipes interdependentes: todas elas entendem como suas relações funcionam e como as equipes operacionais e de apoio têm um papel crucial no desenvolvimento dos projetos e na gestão de entregas para se alcançar os objetivos.

9. Aprendendizado

Finalmente, uma boa cultura de projeto apoia a aprendizagem para toda a equipe, de forma formal, como treinamento apropriado em processos e técnicas, mas também informal, orientando os funcionários quando cometem erros. Também é importante o aprendizado da organização como um todo, sobre como realizar projetos adequadamente e aprimorar métodos e processos.

Autora: Elizabeth Harrin

Artigo publicado originalmente no site Project Management Tips

Publicidade