Capture valor através da agilidade


cultura-agilidade-organizacoes

O relatório “Capturing the Value of Project Management Through Organizational Agility”, liberado no final do ano passado pelo Project Management  Institute, revela como as organizações podem criar uma cultura de agilidade que permite que projetos e programas sejam concluídos mais rápido e de forma mais eficiente, estabelecendo um padrão em torno de estratégia, cultura, liderança, pessoas e processos.

O relatório descreve as práticas de liderança concretas no núcleo das organizações ágeis. Elas começam com uma base sólida nos fundamentos de gerenciamento de projetos, incluindo uma apreciação para o valor de profissionais experientes e bem treinados e as práticas de gerenciamento de projetos padronizadas que eles usam. As organizações ágeis também engajam ativamente patrocinadores executivos, alinham projetos à estratégia e estabelecem um PMO eficaz. Além disso, elas têm melhores comunicadores, mais colaboração e maior engajamento em toda a organização. Elas são facilitadores de mudança e gerenciam riscos de forma eficaz.

As organizações ágeis têm sucesso ao incorporar e aderir seis práticas fundamentais:

  1. Responder rapidamente às oportunidades estratégicas;
  2. Encurtar ciclos de produção / avaliação / decisão;
  3. Eliminar silos organizacionais;
  4. Alinhar novas capacidades de negócios à estratégia;
  5. Focar na gestão da mudança;
  6. Integrar a voz do cliente.

Os resultados da pesquisa focam no valor colocado sobre os elementos culturais de alta agilidade organizacional. Uma cultura de agilidade altamente desenvolvida existe quando o valor é colocado em ideais e comportamentos como colaboração, diversidade, comunicação, criatividade, transparência e pensamento inquisitivo.

Acima de tudo, as organizações que estabelecem o seguinte quadro estão melhor posicionadas para permitir agilidade:

  • Cultura de Suporte: Identificam o valor de abertura, transparência, respeito, conhecimento, melhoria e adaptação;
  • Flexibilidade Estratégica: Capturam oportunidades e de respondem rapidamente às demandas variadas;
  • Liderança Coletiva: Compartilham uma visão comum da estratégia;
  • Pessoas Capazes: aplicam os recursos certos de gerenciamento de talento;
  • Processo Adaptativo: Avaliam e estabelecem novos meios de resposta às mudanças.

“A agilidade permite que uma empresa reaja rapidamente às mudanças logísticas internas e mudanças imprevistas no mercado”, disse o presidente do PMI, Mark Langley. “É uma competência fundamental para qualquer organização cujo núcleo de negócios é afetado pela variabilidade e volatilidade da evolução das tecnologias e economias.”

Artigo publicado originalmente no site Projects At Work

Publicidade