Consultoria e gerenciamento de projetos


Consultoria-em-Gerenciamento-de-Projetos

Como gerente de projeto, muitas vezes você tem muito em comum com um consultor em gerenciamento de projetos. Compreender como consultores contribuem para a mudança organizacional e utilizar a influência para liderar equipes é valioso para nós como gerentes de projeto.

Eu acho que há duas razões principais para que um gerente de projeto também seja um consultor especializado. Em primeiro lugar, como um projeto muda muitas vezes a sua organização, um consultor habilidoso irá encontrar formas de envolver as pessoas e desenvolver seus pontos fortes para ajudar a trazer a mudança. Habilidades de consultoria ajudam-nos a ver oportunidades para além do âmbito declarado do projeto, e equilibrar o enfoque de gerenciamento de projetos nas triplas restrições e redução de riscos, de forma a atingir os objetivos do projeto.

A segunda razão pela qual um gerente de projeto deve ter uma compreensão das habilidades de consultoria em gerenciamento de projetos é que ambos os papéis muitas vezes lideram pelos bastidores. Como gerente de projeto, você pode ter uma influência limitada sobre a sua organização, ou até mesmo sobre sua equipe. O seu sucesso depende mais da sua capacidade de influenciar que em sua autoridade formal. Nenhum outro papel depende mais da necessidade de influenciar que o do consultor. Como consultores, queremos trazer mudanças positivas, mas, por definição, temos que fazê-lo sem autoridade. Os consultores têm que influenciar suas equipes e suas organizações porque eles não podem controlá-los. Assim, os gerentes de projetos e consultores compartilham desafios de liderança e dependem da sua capacidade de influenciar. Que habilidades nos ajudam a obter a melhor influência?

Eu achei o livro “Flawless Consulting”, de Peter Block muito útil para compreender o papel do consultor e o que é necessário para ganhar influência no papel de consultor. Como estou muitas vezes em ambos os papéis, a compreensão do processo e habilidades de consultoria em gerenciamento de projetos me ajuda a ter um impacto maior e entregar resultados com mais sucesso como gerente de projeto. O livro de Peter é o melhor recurso que eu encontrei para entender a filosofia, processo e significado no papel do consultor.

Então, nós somos gerentes de projetos, consultores e líderes. E, precisamos influenciar mais do que precisamos controlar. É uma coisa boa. Afinal, quantas vezes é que alguém está sempre no controle das coisas?

Autor: Glenn Briskin

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

 

Publicidade