Consultoria

Papéis do consultor em gerenciamento de projetos

Consultores de gerenciamento de projetos podem ajudar a projetar, implementar e gerenciar uma variedade de projetos. Estes consultores também podem injetar vida nova em projetos existentes. Sua função é complexa e seus serviços podem ser necessários em qualquer fase do ciclo do projeto.

Análise de Lacunas

Consultores podem realizar uma análise abrangente para identificar as lacunas que precisam ser fechadas. Estas lacunas são o espaço entre os processos existentes e projetos concluídos com sucesso. Uma análise de lacunas é concluída através de um profundo conhecimento dos processos e com a entrada de dados de pessoas-chave de sua organização.

Prototipagem

Prototipagem envolve engajar o usuário final e explorar as maneiras em que um produto ou serviço será usado. Consultores de gerenciamento de projetos usam este processo para estabelecer a base para as especificações técnicas.

Estratégia técnica

Consultores podem criar uma estratégia que alinha a tecnologia da informação com a estratégia de negócios. Estratégias técnicas visam aperfeiçoar os processos de negócios ao máximo.

Alavancar o Projeto

Consultores podem resgatar projetos que perderam impulso ou tenham sido interrompidos devido a problemas. Problemas precisarão ser resolvidos para trazer projetos para a conclusão completa e adequada.

Auditoria

Auditoria de processos de gerenciamento de projetos envolve a identificação dos problemas existentes e potenciais. Identificar áreas de melhoria durante um projeto ajuda a encontrar soluções imediatas e pode economizar tempo e dinheiro em longo prazo.

Recuperação de Projetos

Consultores podem resgatar projetos que saíram dos trilhos. Eles podem oferecer novas perspectivas e inspirar novas direções para projetos em vias de fracassar. Parte desta recuperação é identificar áreas que precisam ser melhoradas e criar planos realistas para o sucesso.

Análise de Sistemas e Documentação

Este processo reduz o risco e garante que as informações críticas sejam analisadas e documentadas. Isso assegura que os processos possam funcionar sem problemas e possam ser entregues aos diferentes funcionários ou departamentos com facilidade.