Mídias sociais em projetos: 5 erros comuns


comunicacao-com-midias-sociais-em-projetos

Continua a haver o debate em torno de qual a melhor forma de aplicar as mídias sociais e as ferramentas de colaboração em projetos. O relatório Shift Index, da Deloitte University Press, que eu li recentemente enquanto estava escrevendo um capítulo de um livro, disse que o uso das redes sociais em um ambiente profissional está em declínio. As pessoas estão com dificuldades para tirar o melhor proveito das ferramentas de gerenciamento de projetos online.

Aqui estão 5 erros comuns que são cometidos ao implementar ferramentas de colaboração e o que você pode fazer para corrigi-los.

1. Dificuldade em atingir seu público

E se o seu público-alvo não estiver nas mídias sociais? Não há sentido em gastar muito tempo preparando um blog do projeto ou em enviar tweets, se não há ninguém para ver. Entretanto, apenas porque seus stakeholders não entram no seu site do projeto todos os dias não significa que eles não aproveitariam o conteúdo esporadicamente. Você ainda pode usar os métodos de comunicação sociais, mas certifique-se de dar suporte aos seus usuários e apresentá-los lentamente a esta nova forma de comunicação, salientando seus benefícios.

Como corrigir: Descubra quais meios de comunicação o seu público já utiliza e explore estes canais. Se eles não usam ferramentas de mídias sociais no momento, apresente-as a eles de maneira gradativa com um programa de treinamento e instrução.

2. Implementar a tecnologia só pela tecnologia

Uau, veja essa nova ferramentas que acabaram de lançar! Nós definitivamente precisamos de uma ferramenta que alavanca relatórios de projetos em painéis automatizados na nossa intranet!  Ou não…

Se você está mais interessado no que a ferramenta pode fazer do que como ela vai ajudar você a gerenciar seu projeto, então você provavelmente não precisa dela.

Como corrigir: Certifique-se de que você só vai implementar soluções tecnológicas para os problemas que realmente existem!

3.  Supor que a tecnologia irá corrigir a má comunicação

Se João e Ana não falam um com o outro agora, eles certamente não vão falar um com o outro quando você introduzir uma camada de tecnologia de comunicação social. A mídia social não vai resolver seus problemas de comunicação – se membros de sua equipe não compartilham informações no momento, há algo mais fundamental para corrigir, e a tecnologia não vai ser a resposta.

Como corrigir: Crie uma cultura de compartilhamento e de comunicação aberta. Em seguida, adicione a tecnologia para apoiar a mudança.

4. Se sobrecarregar

Uma nova ferramenta de gerenciamento de projetos com um conjunto de funções sociais? Além de um wiki, blog, site da intranet… você já criou uma lista de endereços de e-mail para o seu boletim online?

Pense cuidadosamente sobre o quanto tudo isso é sustentável. Gerenciamento de projetos é um trabalho em tempo integral, e acrescentar muitas novas atividades às coisas que você já está fazendo pode criar uma sobrecarga que vai fazer com que você não faça nada bem feito. Se você não consegue se comprometer a apoiar a iniciativa de mídias sociais de seu projeto, não comece…  ou pelo menos faça uma versão reduzida e introduza novas funcionalidades aos poucos, na medida em que você tenha a confiança de que você pode gerenciá-las adequadamente.

Como corrigir: Introduzir novas tecnologias de uma forma controlada e mensurada para você evitar a sobrecarga.

5. Ser muito chato

A mídia social está baseada no engajamento e na personalidade. Ninguém quer ler atualizações de status em sua ferramenta de microblogging interna que soam como se tivessem sido geradas por um computador. Deixe que os membros da equipe do projeto escrevam suas próprias atualizações e contribuições, mesmo se você então tenha que aplicar um toque leve de edição para garantir que o que eles estão dizendo esteja na mensagem.

Como corrigir: Escreva de maneira autêntica, mesmo para curtas atualizações de status. Seja você mesmo!

Autora: Elizabeth Harrin

Artigo publicado originalmente no site A Girl´s Guide to Project Management

Publicidade