Dicas rápidas para se preparar para a certificação PMP


certificacao-pmp

Para aqueles que querem mergulhar no exame PMP e sentem como se não soubessem por onde começar, aqui estão algumas dicas rápidas para ajudá-lo:

Evite definir a sua data de exame muito rápido

Isso pode variar, dependendo de quanto tempo livre você tem em sua programação, mas se dê pelo menos 2 meses para estudar. Alguns precisam até mesmo de 3 a 4 meses.

Planeje o seu estudo

Você deve evitar estudar no último minuto, como a maioria de nós é mais propensa a fazer. Construa um plano de estudo semanal que inclui detalhes de quantas páginas do PMBOK por dia você vai ler e quantas simulações de testes você vai fazer.

Pode parecer exagero para alguns, mas funciona se você se ativer ao plano, assumindo que o seu plano seja realista em relação a sua programação.

O PMBOK não tem que vir em primeiro lugar

O guia PMBOK é ótimo, mas não necessariamente “divertido” para ler. Às vezes, até mesmo não possui exemplos ou contexto adequados, e também afirma sem muitos detalhes o que deve ser feito. Dito isto, embora não seja obrigatório realmente lê-lo, é bom passar por ele uma vez.  No entanto, foque seus estudos em algum livro focado no exame de certificação PMP que lhe ajudará no aprendizado. O PMBOK será, então, mais fácil de ler e entender.

Faça várias simulações de testes

Quanto mais você responder aos testes, melhor. O que é importante aqui é analisar suas respostas uma vez que você tem a sua pontuação, já que isso é o que vai ajudá-lo a aprender.

Também é sugerido fazer pelo menos uma simulação real de 4 horas com 200 perguntas, para que você possa ver quando você precisa descansar ou quanto tempo você precisa para responder a todas as questões. Depois disso, você pode ajustar a sua velocidade e reduzir a ansiedade.

Autor: Christian Bisson

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

Publicidade