A certificação estimula o desenvolvimento pessoal


certificacao-desenvolvimento-pessoal

Como gerentes de projetos, podemos às vezes sentir que não há nada novo para aprender a ser mais eficaz. No entanto, ganhar mais experiência em sua área de atuação ou continuar a aprimorar as habilidades sociais são igualmente benéficos.

Mas isso às vezes é mais fácil dizer do que fazer.

Muitos dos gerentes de projeto com quem trabalhei se queixam de que eles têm pouquíssimo tempo para planejar o desenvolvimento pessoal e cada vez menos tempo para fazer cursos ou participar em atividades presenciais que irão ajudá-los a crescer.

Embora eu reconheça que a maioria dessas pessoas está sobrecarregada de trabalho, sempre apoio o princípio de que se você não investir em si mesmo em primeiro lugar, ninguém mais o fará. Assim como assessores financeiros recomendam que você economize regularmente através de deduções em seu salário, para evitar a tentação de gastar antes de você ter economizado, eu defendo os benefícios de deixar algum tempo livre para o desenvolvimento pessoal o mais cedo possível todos os anos.

No entanto, para aqueles que acham esta prática desafiadora, se você obteve uma credencial de certificação através do PMI, um bom catalisador para forçá-lo a investir esforço em seu próprio desenvolvimento é a necessidade de ganhar Unidades de Desenvolvimento Professional (PDUs) para manter o status de sua certificação.

No caso da certificação PMP, para atualizar a certificação, você precisa obter 60 PDUs ao longo de um período de três anos. Outras credenciais do PMI requerem menos PDUs, mas ainda existe uma expectativa para o desenvolvimento continuado ao longo do período de certificação. Dependendo de quanto custo e esforço é dispendido na obtenção de nossas credenciais, poucos iriam querer correr o risco de não cumprir esta obrigação!

Para muitos profissionais, o método mais comum de ganhar seus PDUs é reivindicar o tempo que passaram trabalhando em gerenciamento de projetos. No entanto, esta alternativa só rende cinco PDUs por ano, então fontes adicionais serão necessárias.

A próxima fonte mais comum para a obtenção de PDUs é através da educação formal, como frequentar cursos, webinars ou conferências. Dependendo da duração dessas atividades, elas podem fornecer uma excelente oportunidade para garantir PDUs significativos rapidamente, pois cada dia completo de treinamento irá fornecer sete a oito PDUs. Além disso, não há limites de quantos PDUs podem ser requeridos ao longo de um período de três anos a partir de participações em atividades educacionais válidas.

No entanto, a menos você tenha a paciência para assistir a um número significativo de webinars gratuitos (que normalmente vai conceder no máximo um único PDU), a maioria das ofertas de educação formal virá com um custo. Com os orçamentos de treinamento corporativo sendo cortados, pode ser difícil de obter as aprovações necessárias. Além do compromisso financeiro, obter aprovação para a ausência necessária para participar de tais cursos ou conferências pode ser um desafio.

Está é a parte em que a próxima categoria para ganhar PDUs pode ajudar. Além dos quinze PDUs você pode reivindicar ao trabalhar na profissão, aqueles que possuem uma certificação PMP podem obter 30 PDUs adicionais por ano fazendo uma ou ambas atividades a seguir:.

Criação de novos conhecimentos de gestão de projetos: Eu sei que essa categoria pode parecer assustadora, mas pode ser alcançada de várias maneiras, incluindo escrever artigos e blogs, preparar webinars e podcasts ou fazer uma apresentação em uma conferência. Neste último caso, um método muito simples é o de servir como um especialista no assunto em um painel com foco em gerenciamento de projetos. O benefício de apresentações é que você ganhar PDUs tanto para desenvolver o conteúdo quanto para entregá-lo. Geralmente, não há custos tangíveis associados a tais atividades e o compromisso principal é o seu tempo fora do trabalho e criatividade. Além de obter PDUs e apoiar o seu próprio desenvolvimento pessoal, esse trabalho pode ajudar a diferenciá-lo de outros candidatos ao procurar um emprego.

Serviço voluntário: Muitos de nós já voluntariamos nosso tempo para várias causas, mas pode ser um bônus adicional ganhar PDUs enquanto você está devolvendo algo à comunidade. Você pode escolher ser voluntário para o PMI, e o Sistema de Gestão de Relacionamento Voluntário (VRMS) deles é uma ferramenta útil para identificar essas oportunidades. Você também pode entrar em contato com um dos membros do conselho de seu capítulo PMI local para aprender sobre as oportunidades de voluntariado atuais que podem variar de fornecer suporte para um único evento até servir como um diretor. Mas não se sinta restrito a apenas a se voluntariar com o PMI – oferecer tutoria focada em gerenciamento de projeto aos colegas ou outras pessoas em sua rede também se qualifica, assim como a prestação de assistência de gerenciamento de projetos para uma ONG ou instituição de caridade.

Satisfazer os requisitos de manutenção de credenciais pode parecer uma fardo oneroso, mas com planejamento proativo e aproveitamento das múltiplas possibilidades você pode tanto ajudar o seu desenvolvimento pessoal quanto evitar o pânico de procrastinação que surge com a necessidade de obter um grande número de PDUs no final de um ciclo de atualização da certificação!

Não se esqueça de deixar seus comentários abaixo.

Autor: Kiron Bondale

Artigo publicado originalmente no site Project Times

Publicidade