As habilidades para uma carreira em gerenciamento de projetos


carreira-em-projetos

Você está pensando em mudar para uma carreira de gerenciamento de projetos? Apesar de não ser tecnicamente uma “carreira” no sentido tradicional (você não vai encontrar gerente de projetos listados da mesma forma que você vai encontrar contadores ou pilotos de avião), há uma demanda crescente de empresas de todos os tamanhos e em todos os setores. Os gerentes de projeto lidam com todos os tipos de projetos, de grandes instalações de TI até a fabricação e a execução de testes de produtos. Se você estiver interessado neste tipo de carreira, é uma boa ideia saber se você se encaixa adequadamente. Para ajudá-lo a determinar isso, aqui estão algumas das qualidades mais importantes que um gerente de projetos precisa ter para ser bem sucedido.

1. Um bom líder

Um gerente de projeto deve ser um líder.  Você não precisa ser um líder “nato”, mas você precisa desenvolver suas habilidades de liderança e se sentir confortável em exercer sua autoridade. Você será responsável por membros de sua equipe (e o sucesso ou fracasso de seu projeto), de modo que ser capaz de liderar é de importância vital.

2. Capacidade de ouvir os outros

Durante seus projetos, você vai ter que ouvir uma variedade de pessoas diferentes, e você precisa ser capaz de reter a informação que eles lhe passam. Dos stakeholders aos gerentes e membros individuais da equipe (para não mencionar fornecedores, e outros com os quais você vai ter que interagir), ter boas habilidades de escuta é vital.

3. Habilidades de comunicação

A nota acima sobre a escuta está diretamente relacionada com esta – você deve ter boas habilidades de comunicação. Se você não é capaz de se comunicar de forma eficaz com uma ampla gama de pessoas (da diretoria até aos que respondem a você), você vai descobrir que não será capaz de atingir seus objetivos. Comunicação de qualidade em todos os momentos e em todos os níveis é um dos pilares sobre os quais projetos bem sucedidos são construídos.

4. Instrução e treinamento

Mais uma vez, embora gerenciamento de projetos não seja realmente um campo específico, existem programas de instrução e treinamento por aí que podem te dar a fundação que você vai precisar de várias técnicas e processos para ajudar a garantir que você tenha o que você precisa para ser bem sucedido. O Project Management Institute (PMI) é a instituição mais reconhecida e antiga do tipo, mas há muitas outras por aí que também podem ajudá-lo a obter o conhecimento que você precisa. Certifique-se de que o programa educacional que você escolher tenha uma boa reputação no setor, e tenha uma elevada taxa de sucesso com formandos desembarcando em empregos de gerenciamento de projetos.

5. Capacidade de manter-se dentro de um cronograma

Na condição de gerente de projeto, o tempo será essencial. Você vai ter um cronograma para a conclusão do projeto que deve ser respeitado. Você deve ser capaz de manter-se dentro do cronograma, o que significa que você precisa não apenas ter boas habilidades de controle de tempo, mas ser capaz de ver potenciais problemas e obstáculos no caminho que podem inviabilizar seu progresso.

Estas são apenas algumas das qualidades importantes que um gerente de projeto precisa ter. Com as habilidades certas e a mentalidade certa, você pode desfrutar de uma experiência gratificante nesta carreira.

Autores: Equipe do site ProjectManagers.net

Publicidade