10 Dicas práticas para montar uma equipe


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Há uma linha de pensamento bastante estabelecida de que uma equipe forte irá superar um grupo não-organizado de indivíduos de forma consistente. Isto é demonstrado nos esportes e no local de trabalho quando as pessoas estão dispostas a trabalhar para ajudar uns aos outros e não apenas agir de forma egoísta.

Como gerentes, líderes e executivos podem construir um ambiente de equipe? Que tipos ou ações que podem ser tomadas?

Se você é o líder e contrata pessoas para formar uma equipe, então você tem uma vantagem, porque eles chegam em uma situação na qual você já é o líder.

Se você é um colega da equipe que foi promovido então você tem algum trabalho a fazer… e este é provavelmente o tipo mais difícil de situação.

Se você é contratado para uma posição gerencial de uma fonte externa, então você também tem algum trabalho a fazer e você pode criar um plano consciente para alcançar este fim.

A meu ver, existem dois caminhos a tomar, (1) você é o chefe e que a equipe precisa seguir você; ou (2) você pode trabalhar ativamente no desenvolvimento de uma equipe coesa.

Acho que esperar que sua equipe siga você é uma expectativa razoável, especialmente com as pessoas de maior posição. O único problema é que “pessoas são pessoas … e quase nunca é assim tão fácil!

Eles vão se preocupar com determinados eventos. Eles analisarão situações de forma diferente.  Eles vão ficar com ciúmes. Eles vão procurar problemas. Eles vão expor todos os tipos de emoções humanas!

A fim de construir uma equipe o líder precisa ganhar o respeito e a confiança das pessoas.

Aqui estão algumas coisas tangíveis que você pode fazer, e algumas situações para estar ciente / cuidadoso quando se trata trabalhar para construir um ambiente de equipe:

  1. Sua equipe precisa saber que não há favoritos. Isto é especialmente válido quando um colega é promovido para uma posição de liderança;
  2. Você pode adotar uma abordagem inclusiva… perguntando e valorizando as opiniões deles e deixando-os fazer parte de todas as soluções.
  3. Você deve dar um feedback positivo sempre que preciso … não se acanhe em reconhecer bons comportamentos e bom desempenho.
  4. Você deve ser consistente!
  5. Você pode se interessar por eles como pessoas… não apenas como funcionários. Eles não precisam ser seus melhores amigos, mas eles devem sentir que você realmente se preocupa com o bem-estar deles.
  6. Você deve lhes o benefício da sua experiência… mas sem levar o crédito publicamente.
  7. Você pode procurar maneiras de ajudá-los a ter uma boa imagem profissional.
  8. Você pode ocasionalmente ter interação social, sem as pressões do trabalho.
  9. Você pode ajudá-los a comemorar vitórias… pequenas e grandes.
  10. Você deve fazê-los sentir que você sempre os trata de forma justa.

Autor: Kevin Dee, CEO da Eagle, uma das maiores empresas de recrutamento do Canadá.

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

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