5 passos para gerenciar seu projeto com qualidade


5-passos-para-gerenciar-seu-projeto-com-qualidade

Produzir um projeto de alta qualidade depende de muitos fatores, e manter o controle sobre a qualidade, enquanto também se adere a prazos e orçamentos, é um desafio que cada gerente de projeto tem que enfrentar. Saber como controlar a qualidade do seu projeto desde o início é fundamental para alcançar a excelência, então, com isso em mente, estes cinco passos irão ajudá-lo a produzir projetos de alta qualidade com regularidade.

Passo 1: Faça um plano de projeto robusto

Antes de começar qualquer coisa, você deve implementar um plano de projeto bem estruturado. Como você vai alcançar isso vai depender do seu próprio estilo de gerenciamento de projetos, mas o fator chave é assegurar que você tenha incluído todas as entregas, prazos e orçamentos no plano do projeto, e também construído algum espaço de manobra. Os planos do projeto não são documentos estáticos e precisam ser refinados e revistos na medida em que o projeto se desenrola, então, trabalhe em um ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) para garantir que o plano do projeto seja flexível.

Passo 2: Desenvolva a comunicação adequada

Não importa quão bom o plano do projeto, ou quão rigoroso seu cronograma sejam, a má comunicação com os stakeholders e outros membros da equipe pode facilmente ser o fator de derrocada de um projeto. Desenvolva métodos regulares e adequados de comunicação com todos os envolvidos, e decida sobre a forma como estes vão funcionar antes do início do projeto.

Passo 3: Gerencie seus stakeholders de forma eficaz

Para gerenciar seus stakeholders bem, você precisa primeiro definir quem eles são e como eles estão envolvidos com o projeto. Estes podem incluir patrocinadores, clientes, gerentes, o público em geral e muito mais. Defina quem são eles e desenvolva um entendimento do que eles precisam saber e quando, e tenha certeza de que tem uma estratégia para fornecer informações relevantes e adequadas, bem como quaisquer oportunidades para o envolvimento no projeto.

Passo 4: Meça bem e frequentemente

É fundamental entender desde o início os resultados e saídas de seu projeto, bem como a forma como você vai medir se estes foram entregues. Os processos precisam medir o progresso tanto qualitativa como quantitativamente, em intervalos regulares ao longo do projeto, e precisam funcionar a nível de projeto, equipe e individual. A boa medição ajuda a identificar problemas logo no início, assim como os sucessos que podem ser repetidos durante todo o cronograma do projeto.

Passo 5: Revise constantemente e aja de acordo com os resultados

Bons gerentes de projeto irão realizar revisões regulares e oportunas do progresso, comparando-o com o seu plano de projeto, cronograma e orçamento. O processo de revisão deve permitir uma sinalização efetiva de problemas, e oferecer oportunidades para que os membros da equipe aprendam e cresçam com os resultados. Toda esta medição e avaliação só é eficaz se a ação apropriada for tomada rapidamente, então, use o que você está aprendendo com o processo de revisão para fazer mudanças, enfrentar os problemas e refinar as suas estratégias para entregar consistentemente um trabalho de alta qualidade.

Use estes cinco passos desde o início do seu próximo projeto para que você possa desfrutar da satisfação de entregar resultados de alta qualidade de forma gerenciável. Existem cursos de formação em metodologias de gerenciamento de projetos reconhecidos, como PMP e PRINCE2 que lidam em detalhes com qualidade no ambiente de gerenciamento de projetos.

Autora: Michelle Symonds

Artigo publicado originalmente no site PM Hut

Publicidade